Estou com um pouco de ressaca literária, demorei umas 3 semanas para ler esse livro, sendo que eu parei por um semana inteira, não está sendo muito fácil me animar em começar livros novos.

Quando terminei o Castelo Animado, eu realmente fiquei com vontade de continuar a história, mas não encontrei os demais livros, mas tem poucos em português e eu já estou com uma pilha de Harry Potter’s em inglês para ler e não estou avançando por preguiça, mas encontrei o Vitral e mesmo sem ser o livro que eu realmente queria ler dela, eu peguei pois era o que tinha e não é que eu adorei o livro.

Diana Wynne Jones é uma escritora de fantasia para infanto juvenil, os livros dela são recheados de personagens engraçados e tem o lance do humor britânico que é bem legal, as histórias são criativas e seguem uma linha que me agrada.
O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico.Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava.Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia. (Fonte)
Melstone é um enclave mágico na Inglaterra, esse campo de proteção é uma local onde seres mágicos e humanos podem conviver sem a interferência do mundo mágico ou do mundo humano, dentro desse campo por algum motivo não explicado os moradores acabam gerando uma contraparte que fará o equilíbrio entre as partes, só que não existe efetivamente bem ou mal, simplesmente coisas estranhas e mágicas acontecem e tudo bem.

Um pouco diferente da sinopse que coloquei acima do próprio site da editora Galera, tanto Andrew quanto Aidan tem a plena certeza do que sua família é mágica e Andrew inclusive foi ensinado por seu avô, ele apenas esqueceu disso, mas a medida que ele vai tomando consciência as lembranças voltam e ele vai efetivamente tomando posse do campo de proteção que ele herdou de seu avô, porém após a chegada de Aidan e com a descoberta que o dono (Oberon) da “Quinta” vizinha  está tomando posse gradativamente da propriedade de Andrew.

O livro é recheado de humor, não importa a situação que esteja sendo narrada , eu praticamente chorei de dar risada quando li sobre o duelo travado entre Andrew e seus empregados, sua governanta que troca os móveis de lugar e só faz couve-flor gratinada e seu jardineiro que ao invés de cuidar das plantas da casa vive em sua horta particular de legumes gigantes (inflados com magia), no caso da governanta é pior, pois Andrew muda os móveis (incluindo o piano) de lugar e os coloca de acordo com sua vontade e a governante chega pela manhã e coloca tudo novamente onde ela quer que estejam e petulantemente diz que ele vive no mundo dele.

O final do livro me deixou meio frustrado, na verdade irritado, achei desnecessário, mas como gostei do resto eu relevei.


O Vitral Encantado

Diana Wynne Jones
Ano: 2015 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Galera Júnior
Nota ★★