Este livro é uma transcrição modificada de uma palestra que Chimamanda Ngozi apresentou em Dezembro de 2012 no TEDx Euston, embora eu não tenha visto essa palestra em particular (você encontra todas facilmente no site do TED), eu assisti dezenas de vezes a palestra a The Danger of a Single Story partindo do pressuposto de que eu amava tudo o que era dito nessa palestra, eu adquiri o livro Americanah, pois queria me aprofundar nas palavras dessa mulher que me cativava, infelizmente eu não estava preparado ainda para esse livro, eu precisava de um suporte maior para digerir o livro que na época eu não tinha, hoje depois de ler "Sejamos Todos Feministas" eu acredito que amadureci em certos aspectos que poderiam ter me tornado mas receptivo para com a História de Americanah.
Quando eu digo que seria mais receptivo eu quero dizer quê, se eu soubesse um pouco mais sobre a cultura Nigeriana eu poderia ter absorvido e entendido melhor a atitude dos personagens, e quando eu penso o que perdi eu fico irritado pois eu sabia que tinha em mãos uma boa história e acabei lendo-a superficialmente pois achei que alguns pontos eram exageros, e considerando é claro que se exagera em romances para que fiquem mais interessantes, mas eu perdi as referências e não me dei ao trabalho de ampliar meu aprendizado sobre a história. Agora lendo "Sejamos Todos Feministas" eu sinto que entendo um pouco melhor como é a cultura na Nigéria e como isso afeta o pais como um todo, em contrapartida eu aprendi um pouco mais sobre o que significa o termo feminismo e como ele é distorcido e como o mundo poderá ser diferente a medida que que as pessoas comecem a compreender que os gêneros não podem ser os definidores de como o mundo deve ser governado.
(...) Ele comentou que as pessoas estavam dizendo que meu livro era feminista. Seu conselho - disse, balançando a cabeça com um ar consternado - era que eu nunca, nunca me intitulasse feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido. Então decidi me definir como "feminista feliz".
Se repetirmos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal.
Eu tendo a cometer o erro de achar que uma coisa óbvia para mim também é óbvia para todo mundo.
Hoje vivemos num mundo completamente diferente. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluÃmos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar.
O livro é curtinho e gostoso de ler, a autora inclui referências baseada em suas experiências pessoais e como algo que ela sentia desde a infância tomou forma e a definiu como a grande escritora que ela é.
Esse livro é gratuito na Amazon, então serio, você não gasta 30 minutos lendo e o mÃnimo que vai acontecer e você ampliar sua mente com algo ue realmente é bom e bem escrito e que tem ideia interessantes que merecem ser ouvidas, e não uma simples panfletagem, é algo que tem fundamento, um relato pessoal e emocionante.
A palestra (que estou colocando abaixo) é simplesmente deliciosa de se ouvir, ela é engraçada mas é seria, alias assistir uma palestra de Chimamanda é algo que quero fazer algum dia.
We should all be feminists | Chimamanda Ngozi Adichie | TEDxEuston (Legendado)
Sejamos Todos Feministas
Chimamanda Ngozi Adichie
Ano: 2014 / Páginas: 46
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Nota ★ ★ ★ ★ ★
TAGS :
Chimamanda Ngozi Adichie |
feminismo |
igualdade |
mulher |
Nigéria |
resenha |
Sejamos Todos Feministas |
COMMENTS