Até o dia em que o cão morreu é o primeiro livro que leio de Daniel Galera, o autor é formado em publicidade e reside em Porto Alegre, segundo a Wikipedia esse é o primeiro livro dele, por coincidência foi o primeiro que peguei para ler já que tenho  Mãos de Cavalo e Barba ensopada de sangue, ou seja foi ótimo ler o primeiro livro e ficar animado para seguir lendo os demais que obviamente vão melhorando por conta das experiências do autor.

O livro conta a história de um jovem que após terminar a faculdade faz um mochilão pela Europa e volta ao Brasil onde decide alugar um apé e sair da casa dos pais, esse jovem sem nome vive sua falsa independência vivendo sozinho meio sustentado pelo pai, com um relacionamento abstrato com uma modelo até o dia em que um cachorro aparece em sua vida, ele encontra uma companhia, Completando seu restrito circulo de conhecidos, surge Marcela, modelo que o visita regularmente. 
Me dava agonia ver alguém se preparando constantemente pra começar a viver. Eu não conseguia fazer isso. Parecia bem mais adequado permanecer exatamente onde eu estava, aceitando que minha vida era aquilo mesmo.
Marcela é a típica parte do relacionamento que embora é tratada como parte fraca, cheia de problemas e amarguras e problemas emocionais, mas que só é pintada assim porque o rapaz sem nome a descreve desse jeito, no fim você descobre que diante das fraquezas e problemas de seu personagem, Marcela e bem mais forte emocionalmente do que foi descrita, igual a todo é qualquer relacionamento onde uma parte sempre tem uma estrutura emocional do que a outra.

Eu fiquei realmente satisfeito com esse livro, a história é exatamente o que imagino que deveria ser uma história contada por um brasileiro, é pode não parecer mas é uma grande coisa, pois estou acostumado a ler livros gringos que contam boas histórias, mas contam histórias sobre pessoas que tem uma cultura diferente da minha e ter um livro realmente bom que conta uma história bem próxima a que qualquer brasileiro pode viver excede as expectativas.


"CÃO SEM DONO", um filme de BETO BRANT E RENATO CIASCA

Com JULIO ANDRADE, TAINÁ MULLER
Baseado no livro "Até o Dia em que o Cão Morreu" de Daniel Galera.


Acima o trailer do filme Cão sem dono, que é baseado no livro, o filme eu não vi, fiquei meio encucado com o trailer, pois no livro ele parece bem alheio ao amor dela ( isso até o momento em que ele percebe o que sente por ela), já nesse trailer ele parece bem apaixonado, mas trailer é trailer, sempre tentam mostrar as melhores partes do filme.

Detalhes e Sinopse
Ano: 2007 / Páginas: 104
Editora: Companhia das Letras

Autor: Daniel Galera
Nota