Fim é o primeiro romance de Fernanda Torres uma grande atriz de comédia (na minha opinião) que com grande personalidade contou uma história honesta que bem poderia ser verdade, uma boa ficção que hora te faz rir hora te deprime.
A história e contada na perspectiva de cinco amigos, e alguns personagens secundários que podem ou não estar ligado intimamente a trama de cada um desses amigos. Cada inicia sua história a partir do momento da morte, em seguida são relembrados os fatos marcantes e como esses fatos influenciaram no modo como se tornaram mais ou menos amigos, as histórias se cruzam muitas vezes, porem não tem diferenças, são apenas as mesmas histórias contadas sobre perspectivas diferentes, mas sabendo que nossas lembranças não são exatas, eu criticaria o fato de não existir muitas diferenças na recontagem das histórias.
Eu nunca encarei a morte como uma possibilidade. Não que fosse apegado a nada de especial na vida, mas é que a morte não existe. A morte é uma doença crônica.
O livro parece uma concha de retalhos, fiquei meio perdido em certos momentos, pois autora resolveu entrelaçar tantos as histórias e fatos que você fica perdido ao tentar relembrar o proprietário da história original. contar uma história dessa forma é bem complicado e você precisa estar preparado para participar,por ser um livro bem curtinho você imagina que sera facinho de entender o que está acontecendo, mas na real esse método serviria bem mais para televisão, filme etc..



Eu gostaria de ter começado pelo livro com a compilação de cronicas que ela fez para o jornal, mas não fiquei chateado com o que encontrei em FIM.
Detalhes e Sinopse
Ano: 2013 / Páginas: 203
Editora: Companhia das Letras

Autor: Fernanda Torres
Nota