Eu sou um grande fã de Haruki Murakami, eu tenho um amor pelas história que saem da cabeça desse senhor apaixonado por corridas, mas tenho de admitir que não tenho gostado dos últimos livros que li do autor.

Após o anoitecer é uma história contada pela noite de Tokio, gira em torno de Mari uma estudante comum com características comuns que não se destacam  na multidão, protagonistas com características descritas com "comuns", nem bonitas nem feias, nem muito nem pouco inteligentes, são marca registrada de Murakami, Mari está em uma lanchonete decidida a passar a noite lendo um livro para matar o tempo, ela faz isso pois tem motivos para não voltar para casa, ela quer se afastar da realidade porem um estudante de direto que curte jazz e ensaia durante a noite em um galpão próximo a lanchonete em que Mari decide passar a noite, esse estudante chamado Takahashi, participou de um encontro duplo com Mari a algum tempo e a reconhece quando entra na lanchonete para fazer um lanche antes de iniciar o ensaio

Em um outro canto da cidade em um Motel uma Jovem prostituta chinesa é espancada e tem suas roupas roubadas por um  analista de sistemas que trabalha durante a noite e tem uma personalidade passiva agressiva, Após o encontro com Mari Takahashi vai para seu ensaio e recebe uma ligação de uma amiga dona do motel onde a chinesa foi espancada, essa amiga pede ajuda pois encontra a pobre garota sem as roupas toda ensanguentada no quarto e não entende uma palavra pois a menina fala o mínimo possível do Japonês. Por uma grande coincidência, Mari e quase fluente em Chines e Takahashi diz a sua amiga gerente do motel que vá encontra-lá na lanchonete para pedir ajuda.

Em um terceiro canto da cidade uma garota de 19 anos está dormindo profundamente, seu quarto vai mudando enquanto ela dorme, as vezes ela está no mesmo plano que nós, em outros momentos e como se ela estivesse além do espelho, como se estivessem entre as linhas da vida e da morte, ou da realidade e dos sonhos, sonhos que são estranhamente reais e que se conectam aos demais personagens, cono por exemplo o agressor da chinesa.

todos os personagens mesmo os que não se conhecem tem suas linhas do destino cruzadas nessa noite comum, isso é o mais interessantes, eles se cruzam no transito, frequentam os mesmos kombines e de certa forma influenciam a vida um do outro.

Eu comecei falando que não tenho gostado dos livros de Murakami porque eu tenho tido pouca paciência para descrições extremamente detalhadas e repetitivas, é interessante a descrição do ambiente mas eu acho chato toda essa coisa do cara pegar a caixa de leite olha a tabela nutricional, olhar a data de validade e ficar pensando sobre isso. 

No todo o livro e interessante, a história é interessante, eu acho que poderia ter sido melhor, existe um milhão de história que se passam em uma noite de confusão desencontros e problemas, eu não sinto que esse livro está completo, a história tem cara de conto e para variar tem um final super comum, que é outra marca registrada de Murakami.

Após o AnoitecerHaruki Murakami
Idioma: português 
Editora: Alfaguara

Ano: 2009 / Páginas: 208

Nota ★★