Marie Kondo é Japonesa e trabalha como consultora no com foco em arrumação (eu gosto mais do termo organização), ela aos 5 anos de idade dava sinais de que tinha propensão a organização e arrumação, enquanto os amiguinhos brincavam ela arrumava os livros e brinquedos na sala de aula (isso é comum no Japão, as crianças tem tarefas a cumprir na escola), durante o ensino médio Marie passava horas lendo revistas em busca de dicas e outras tantas horas trancada no quarto, organizando e arrumando e testando tudo o que as revistas ensinavam, com essa base Marie se tornou uma espécie de Guru no mundo com vários livros sendo "A Mágia da arrumação" o best seller, mais vendido, mais comentado, e consequentemente o carro chefe dos pensamentos/ensinamentos que ela prega, esse livro pode ser considerado uma versão da palestra que ela ministra.

O livro começa de forma agressiva, acho que por isso eu achei ela um pouco prepotente, na verdade ela apenas está te preparando pois segundo ela, se você seguir o método que ela ensinará, você nunca mais precisará arrumar/organizar suas coisas novamente, mas para que isso aconteça você precisa seguir a risca e não é fácil.

Eu lé esse livro em uns 3 dias, li bem calmamente, não me preocupei com nada, fiz minhas anotações e vou testar algumas coisas, mas eu não me senti motivado para seguir o plano inteiro. 

Existe muita polêmica, muita chacota ou muita gente que trata Marie Kondo como a guru que vai resolver todos os problemas delas, eu li esse livro vou aproveitar o que achei interessante (principalmente o que era relativo a roupas, livros e Konomo) e vou deixar o que não quero mudar do mesmo jeito que está.

Existe uma versão ilustrada chamada Sparks Joy, eu tenho essa versão porque queria saber sobre as dobras de roupas e outras detalhes que ficaram confusos no livro, não irei resenhar pois é basicamente uma manual ilustrado.
...Melhor maneira de fazer a triagem do que fica e do que sai é segurar cada item e indagar:"Isso me traz alegria?" se a resposta for afirmativa, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora.
Desapegar é mais importante do que acrescentar.
Para mudar de vida, organizar é muito mais eficiente do que feng shui.
Acho que todo mundo deveria dar uma chance para esse livro, pelo menos eu conheço algumas pessoas que se beneficiariam muito com algumas dessas dicas.

A Mágica da Arrumação
A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida
Marie Kondo
Ano: 2015 / Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Sextante
Nota ★ ★ ★ ☆ ☆