O segundo livro que leio de Daniel Galera é Mãos de cavalo, um livro sobre realidade, vida e sensações.

Ao iniciar esse livro tive a impressão de que seria incrível, já no primeiro capítulo temos uma narração sobre a vida do ciclista urbano e seus desafios diários, eu devorei esse capítulo na mesma velocidade da marcha do ciclista, mas a leitura não foi sempre assim. 

O livro narra duas histórias intercaladas por capítulos, a primeira e narrada na ótica de Mãos de cavalo, um garoto que morro na periferia de Porto Alegre e passa seus dias  ao lado dos amigos, é uma infância tipicamente brasileira, com os gostos e desgostos da adolescência em situações que podem ser consideradas cotidianas, mas que aos poucos fogem do trivial e se mostram  um algo além que vai  construindo o caráter e transformando a vida dos personagens até o momento de mutação. 

Em contraponto temos a história de Hermano, um cirurgião plástico com certa fama, com a vida razoavelmente tranquila, casado com uma filha e alguns hobbies, sendo um deles a escalada. Hemano usa a escalada para fugir um pouco de sua vida monótona, e passa esses momentos com seu "amigo" Renan, que é descrito como uma pessoa que trabalha em uma academia e passa os dias, ou escalando ou tendo casos amorosos com as alunas.

Abraços resolvem as coisas só temporariamente, depois não são mais lembrados. Abraços são impotentes.

A início a ação do livro é centrada na vida do adolescente, porem após uma epifania de Hermano e o encontro das duas histórias tudo mudo, pois o personagem tem a chance de terminar algo que deixou faltando em um momento de sua vida, de certa forma ele equilibra novamente a balança das situações cósmicas, mas eu fiquei com a sensação de que ele não equilibrou nada, a vida de Hermano e p resultado de toda uma trajetória que pautada em mentira e dor o tornou um ser insensível e egoísta, que após um epifania acredita que resolvendo uma questão da infância, tudo vai se ajeitar, quando na verdade ele precisará de muito mais.

Esse é um livro de descoberta, cada capítulo vai te elucidando sobre certos trechos da vida de cada personagem, o futuro que cada um escolheu, mas eu fiquei meio incomodado com a história, eu tenho uma sensação esquisita quando leio livros de Daniel Galera são livros que realmente mexem com você, pois parecem bem reais.

Como não poderia deixar de ser eu achei um trailer de um filme baseado no livro chamado "Prova de coragem", nome que define bem a história, além de mãos de cavalo.


Mãos de Cavalo

Daniel Galera
Ano: 2006 / Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Nota ★ ★ ★ ☆